Retrato da Rede é apresentado ao CRECE Central

Aconteceu no SINESP
TIPOGRAFIA

CRECE Central 03 08 19 destaqO SINESP esteve presente na reunião do Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola (CRECE) do dia 3 de agosto por convocação de sua Executiva para apresentação do Retrato da Rede 2019. Representando o SINESP, os dirigentes Christian Silva Martins de Mello Sznick, Flordelice Magna Ferreira e Márcia Fonseca Simões participaram do evento.

O CRECE é órgão colegiado, de caráter deliberativo, que tem por finalidade o fortalecimento dos Conselhos de Escola e a ampliação do processo democrático nas unidades educacionais e nas diferentes instâncias decisórias, visando à melhoria da qualidade social da educação, respeitada a legislação. Ele está amparado na Lei nº 16.213, de 17 de junho de 2015 e no Decreto nº 56.520 de 16 de outubro de 2015.

SINESP apresenta e debate Retrato da Rede 2019:

O Retrato da Rede foi apresentado aos presentes sob a ótica da importância da pesquisa e do levantamento do SINESP, que documenta as necessidades e a realidade da Rede Municipal de Educação.

CRECE Central 03 08 19Com enfoque no papel da gestão democrática e na importância da participação da comunidade na escola, foram apresentados elementos identificados como responsáveis pela perda da saúde laboral: a falta de uma política municipal de saúde ao servidor e condições de trabalho que levam ao adoecimento dos profissionais de educação. Ainda, foi identificado no Retrato da Rede de 2019 que a falta de estrutura é uma política de manutenção e reforma dos prédios educacionais.

Violência aumenta nas Unidades Educacionais:

A violência existente, e que atinge não apenas as escolas de forma patrimonial, mas diretamente aos servidores, alunos e comunidade é destaque na edição do Retrato deste ano. No evento, a busca urgente por solução para esse problema foi apresentada como uma luta do SINESP junto à SME.

Formação deficitária:

A formação de SME não atende às características específicas dos gestores educacionais. O SINESP realiza uma formação inicial após cada chamada do concurso, porém não existe uma política de formação específica pela Secretaria, demanda inclusive já levada ao atual Secretário, Bruno Caetano Raimundo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar