CRECE Central 03 08 19 destaqO SINESP esteve presente na reunião do Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola (CRECE) do dia 3 de agosto por convocação de sua Executiva para apresentação do Retrato da Rede 2019. Representando o SINESP, os dirigentes Christian Silva Martins de Mello Sznick, Flordelice Magna Ferreira e Márcia Fonseca Simões participaram do evento.

O CRECE é órgão colegiado, de caráter deliberativo, que tem por finalidade o fortalecimento dos Conselhos de Escola e a ampliação do processo democrático nas unidades educacionais e nas diferentes instâncias decisórias, visando à melhoria da qualidade social da educação, respeitada a legislação. Ele está amparado na Lei nº 16.213, de 17 de junho de 2015 e no Decreto nº 56.520 de 16 de outubro de 2015.

SINESP apresenta e debate Retrato da Rede 2019:

O Retrato da Rede foi apresentado aos presentes sob a ótica da importância da pesquisa e do levantamento do SINESP, que documenta as necessidades e a realidade da Rede Municipal de Educação.

CRECE Central 03 08 19Com enfoque no papel da gestão democrática e na importância da participação da comunidade na escola, foram apresentados elementos identificados como responsáveis pela perda da saúde laboral: a falta de uma política municipal de saúde ao servidor e condições de trabalho que levam ao adoecimento dos profissionais de educação. Ainda, foi identificado no Retrato da Rede de 2019 que a falta de estrutura é uma política de manutenção e reforma dos prédios educacionais.

Violência aumenta nas Unidades Educacionais:

A violência existente, e que atinge não apenas as escolas de forma patrimonial, mas diretamente aos servidores, alunos e comunidade é destaque na edição do Retrato deste ano. No evento, a busca urgente por solução para esse problema foi apresentada como uma luta do SINESP junto à SME.

Formação deficitária:

A formação de SME não atende às características específicas dos gestores educacionais. O SINESP realiza uma formação inicial após cada chamada do concurso, porém não existe uma política de formação específica pela Secretaria, demanda inclusive já levada ao atual Secretário, Bruno Caetano Raimundo.

0
0
0
s2sdefault