Orgulho de ser Servidor em luta para impedir a vitória do preconceito e da destruição dos Serviços Públicos e estatais.

Orgulho de combater quem trata o funcionalismo como ônus a ser diminuído com redução e flexibilização de direitos.

Orgulho de ser um Sindicato que representa essa categoria e estar à frente dessa luta!

Orgulho de dizer não ao “estado mínimo” e sim à garantia de direitos constitucionais básicos à população, sobretudo à carente.

Orgulho do empenho e da dedicação cotidiana do funcionalismo público na prestação de serviços de extrema importância para a vida em sociedade!

28 de outubro é dia de lembrar que nenhuma política pública se implementa sem o Servidor Público!

Orgulho e preconceito

O trend topic deste mês de outubro no Brasil é, sem dúvida, eleição.

Visões divergentes de Estado, de sociedade, de serviço público e de políticas públicas disputam corações e mentes dos eleitores.

E estes, por sua vez, se entrincheiram na defesa dos candidatos alinhados com sua ideologia.

Embrenhados no enfrentamento, ninguém parece lembrar que a data mesma das eleições gerais marca a merecida homenagem a todos aqueles sem os quais nenhuma política pública se implementa: os Servidores Públicos.

Após a Proclamação da República, abandonada a ideia de que servia ao imperador, o serviço público passou a ter ainda maior importância dentro da enorme organização administrativa que se formava para atender os cidadãos.

Preconceitos que vêm do tempo em que os agentes do serviço público trabalham apenas para manter em funcionamento a máquina burocrática do Estado, impedem que muitos percebam que sem o empenho e a dedicação cotidiana do funcionalismo público não seriam prestados serviços de extrema importância para a vida em sociedade, como a limpeza pública, a manutenção do patrimônio material disponível para a população, a assistência social, a segurança pública e a garantia de direitos constitucionais básicos como saúde e educação, em rincões onde representam a única presença do Poder Público e a possibilidade última de lazer e cultura para populações em situação de extrema vulnerabilidade.

Só quem não consegue ter a percepção de que os Servidores Públicos merecem condições de trabalho e vencimentos dignos se apega aos preconceitos e vê o funcionalismo como um ônus a ser diminuído com redução e flexibilização de direitos.

Assim, neste dia 28 comparecemos às seções de votação sabedores de que “estado mínimo” algum poderá superar as desigualdades nem pagar a enorme dívida social para com cidadãos carentes de respeito e tratamento digno.

Estamos a um ano do octogésimo aniversário do primeiro documento que regulamentou o trabalho do funcionalismo público: o decreto 1713/39. Pela 75ª vez comemoramos a data, embora reduzida de feriado a ponto facultativo em muitas esferas.

É mais do que tempo de superar o preconceito e enxergar o Servidor Público como o agente de estado responsável pela implementação das políticas indispensáveis ao Estado Democrático de Direito, com plena satisfação dos deveres diariamente cumpridos e Orgulho na comemoração do seu dia.

Parabéns do SINESP a tod@s que dedicam e dedicaram suas vidas a servir nas mais variadas áreas de atuação do Poder Público. Motivo de nosso orgulho ao representá-los.

0
0
0
s2sdefault