Grupo de Trabalho “Observatório do Currículo” inicia debates sobre a implantação do novo currículo na RME

Destaque
TIPOGRAFIA

GT Reuniao 1 Site 1A dimensão do debate e a importância do tema levou o SINESP a formar um Grupo de Trabalho para analisar e sistematizar o material recebido dos filiados, analisar a implantação nas escolas e propor caminhos a serem seguidos.

A primeira reunião do Grupo de Trabalho proposto pelo SINESP ocorreu no dia 8 de agosto, no CFCL-SINESP. Estavam presentes, junto com os dirigentes do Sindicato, os Gestores Educacionais que se inscreveram para o GT, oriundos das três etapas da educação municipal: Infantil, Fundamental e Médio.

O primeiro grande consenso do Grupo foi trabalhar em conjunto.

Todos concordaram que a discussão não pode começar segmentada, estanque como fez o poder público municipal. É preciso integrar as três etapas. Considerar nos debates, análise e formulações as particularidades e diferenças a partir do que há de comum, e só depois entrar nas questões específicas de cada segmento.

Ou seja, o modo separado encaminhado pelo poder púbico municipal é o primeiro grande desafio a ser enfrentado, em nome da necessária integração do ensino municipal.

Outra constatação unânime foi a necessidade de considerar a história da RME, o acúmulo de uma Rede que tem uma trajetória rica na construção e aplicação de currículos, em todos os seus segmentos. Essa trajetória não pode ser desprezada na formulação de um novo currículo. Sobretudo quando se trata da maior Rede Municipal de Educação do país. É preciso reconhecê-la e valorizar a experiência e o acúmulo específico.

Veja AQUI vídeo com o Grupo de Trabalho.

Grupo de trabalho analítico e propositivo

O Grupo de trabalho constituído pelo SINESP visa a discutir a implantação do currículo. O objetivo maior é elaborar, a partir da reflexão e da análise, propostas que ajudem a diminuir a distância e relacionar o currículo realizado com o vivido e o sonhado. Sobretudo porque há muitos males que podem impactar na prática cotidiana, como mostra o Retrato da Rede do SNESP em seus 11 anos de pesquisas e constatações.

Os trabalhos continuam no dia 16 de agosto, às 17h00, no CFCL-SINESP

A partir do próximo encontro o Grupo debaterá o conceito de currículo que norteará os trabalhos, para articular os atores e etapas da Educação Básica envolvidos na mudança curricular no município de São Paulo.

Contribua com o Observatório do Currículo

Sempre atuante na defesa dos direitos da categoria, o SINESP criou o “Observatório do Currículo” em seu site para colher depoimentos, sugestões e comentários dos Gestores Educacionais sobre a implantação e desenvolvimento da implantação do novo currículo na RME.

As contribuições são importantíssimas para embasar os participantes do Grupo de Trabalho. Elas trazem opiniões e retratam o que de fato está ocorrendo na rede.

Por isso o SINESP reforça o chamado aos Gestores Educacionais contribuírem com esse acompanhamento coletivo do desenvolvimento do novo currículo nas escolas da RME.

Para dar sua contribuição CLIQUE AQUI. E veja também os vídeos e materiais publicados pelo SINESP para apoiar o estudo e as análises de todos.

Próxima Reunião do Grupo de Trabalho “Observatório do Currículo”

16 de agosto, no CFCL-SINESP - Praça Dom José Gaspar, 30, 3º andar - República

Convênio com Estacionamento: Rua da Consolação, 293 – Viva Park

Valor: R$ 10,00 (Ticket deve ser carimbado no SINESP para garantir o valor do convênio).

GT Reuniao 1 Site 2

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar