GOVERNO MUNICIPAL

 

PROCESSO ADMINISTRATIVO SEI Nº 6011.2019/0001036-0

 

INTERESSADOS: Prefeitura Municipal de São Paulo e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

 

Assunto: Monitoramento e avaliação das creches da Prefeitura Municipal de São Paulo

 

Objeto: Anexo III do Acordo de Cooperação de Técnica

 

PLANO DE TRABALHO III

 

PROJETO: Monitoramento e avaliação das creches da Prefeitura Municipal de São Paulo

 

Objetivo:

* Criar um sistema externo de monitoramento e avaliação externa das creches da rede própria e da rede parceira por meio de critérios de qualidade observáveis e quantificáveis.

Participantes: Centros de Educação Infantil

 

Metodologia:

1- Diagnóstico da rede parceira e dos mecanismos de gestão e acompanhamento das parcerias;

2- Adaptação para a faixa etária de 2 a 3 anos (creche) do instrumento Measuring Early Learning and Quality Outcomes1 no seu componente Measure of Early Learning Environments – MELE, que avalia a qualidade dos ambientes e processos pedagógicos na educação infantil, originalmente de pré-escola;

3- Criação de ferramentas avaliativas em complementariedade ao MELE – creche;

4- Teste em amostra de creche e consolidação dos instrumentos;

5- Consolidação do design para aplicação em toda a rede.

 

Cronograma:

O projeto ocorrerá no decorrer do ano de 2019 e início de 2020.

 

Produtos:

* Instrumentos de avaliação testados e validados em uma amostra de creches; Termo de referência para a contratação de instituições de avaliação que farão o credenciamento.

 

Obrigações:

Da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal:

- Contratar equipe técnica especializada para a realização do projeto;

- Financiar viagens, reuniões e treinamentos;

- Contratar a equipe local de avaliadores que visitarão as pré-escolas;

- Acompanhar todas as etapas do projeto;

- Observar o cronograma de atividades para garantir a execução adequada da pesquisa.

Da Prefeitura do Município de São Paulo:

- Disponibilizar infraestrutura técnica e administrativa, sem prejuízo de suas atividades específicas e respeitadas as normas de cada partícipe;

- Designar equipe que possa participar e acompanhar todas as etapas do projeto;

- Observar o cronograma de atividades para garantir a execução adequada da pesquisa;

- Realizar reuniões com as escolas participantes para explicar o projeto;

- Facilitar a entrada de pesquisadores nas unidades de educação infantil participantes.

 

Propriedade Intelectual:

As partes convencionam que a propriedade intelectual e direitos autorais decorrente do presente serão da equipe técnica contratada pela FCMSV para a realização do projeto, podendo a FMCSV e a Prefeitura do Município de São Paulo divulgar os resultados do projeto dando os competentes créditos ao Professor Daniel Domingues dos Santos e sua equipe.

 

Recursos Financeiros:

Essa parceria não envolve a transferência de recursos financeiros entre as partes, nem a celebração de comodato, doação de bens ou qualquer outra forma de compartilhamento de recurso patrimonial.

1 MELQO (Measuring Early Learning and Quality Outcomes): envolve entrevistas com professores e gestores das instituições de Educação Infantil, além de uma entrevista com os pais e uma observação direta do contexto da sala de aula.

No que concerne ao desenvolvimento da criança de 4 e 5 anos, avalia-se áreas como alfabetização, matemática, desenvolvimento social e emocional, funções executivas.

 

Publicado no DOC de 07/08/2019 – p. 04

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