EDITAL DE CONCURSO Nº 002/SMIT/2019 - CONCURSO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DA REDE FAB LAB LIVRE SP

Saiu no Doc
TIPOGRAFIA

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

 

EDITAL DE CONCURSO Nº 002/SMIT/2019

 

PROCESSO: 6023.2019/0001424-8 – Objeto: Concurso de Trabalhos de Conclusão de Curso da rede FAB LAB LIVRE SP

– Envolvidos: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia – SMIT e Instituto de Tecnologia Social – ITS.

 

PREÂMBULO

 

O Município de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia – SMIT, inscrita no CNPJ nº 46.392.163/0001-68, neste ato representada por sua Chefe de Gabinete em exercício, nos termos da competência delegada pela Portaria SMIT nº 67, de 28 de agosto de 2018 e Portaria nº 195, de 20 de março de 2019, faz saber, a quem possa interessar, que, entre os dias 09/05 a 10/06/2019, estarão abertas as inscrições para o Concurso de Trabalhos de Conclusão de Curso com Tecnologias de Fabricação Digital, da Rede FAB LAB LIVRE SP, nos termos dispostos neste instrumento, com fundamento no art. 22, 4º e no art. 52, ambos da Lei Federal nº 8.666/93.

 

1- DO OBJETO

1.1. O presente concurso destina-se a seleção dos melhores trabalhos de conclusão de curso, realizados com o auxílio dos laboratórios da rede FAB LAB LIVRE SP.

1.2 A competição se divide dentre 3 (três) categorias de trabalhos de conclusão de curso: ensino médio, técnico e superior (tecnólogo ou bacharelado);

 

2 – DAS INSCRIÇÕES E DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1. Poderão participar do presente concurso os interessados que se inscreverem, gratuitamente, de 09/05/2019 a 10/06/2019, até às 23h59, por meio do seguinte formulário

“on-line” : https://forms.gle/yJ47Lww71ANEGK426;

2.1.1 Ao acessar o formulário, a(o) participante deverá completá-lo de acordo com as questões apresentadas, entre elas: dados pessoais e informações sobre o envolvimento com a rede FAB LAB LIVRE SP; sobre o trabalho apresentado em seu conteúdo e processo criativo; registros do projeto em desenvolvimento em torno da fabricação digital e resultado final.

2.1.2. Ao completar o formulário, é importante uma descrição completa do projeto inscrito, relatando (1) o conceito teórico e prático, diretrizes e soluções para problemáticas em diversas escalas sociais; (2) evolução de desenvolvimento do trabalho relacionado ao processo de fabricação digital;

2.1.3 Deverão ser entregues Informações, em imagem ou vídeo, pois contarão como critério de desempate;

2.1.4 Ao completar o formulário, a comunicação oficial será feita por “e-mail” válido.

2.2. Ressalvados os trabalhos de nível médio, que deverão apresentados em equipe, os projetos poderão ser apresentados de forma individual ou em equipe.

2.2.1 Cada pessoa ou equipe só poderá apresentar um trabalho, concluído e apresentado nos anos letivos de 2016, 2017 e 2018.

2.2.2 Não serão aceitos teses ou trabalhos de pós graduação;

 

3 - DAS DÚVIDAS E IMPUGNAÇÕES

3.1 Dúvidas e/ou esclarecimentos acerca do presente edital poderão ser enviado ao endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

3.2 Eventuais impugnações ao presente Edital de Concurso poderão ser apresentadas até 03 (três) dias úteis antes do término do período de inscrições, no protocolo da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, situada à Rua Líbero Badaró, 425, 27º andar, Centro, São Paulo – SP, endereçada ao Coordenador da Coordenadoria de Convergência Digital SMIT-CCD ou pelo “e-mail” indicado no item 3.1 .

 

4 – DA COMISSÃO JULGADORA

4.1. A seleção dos trabalhos será realizada por meio de Comissão Julgadora composta 1 membro do poder público, dois membros do ITS Brasil e 2 especialistas indicados da sociedade civil.

4.1.1 A comissão julgadora será divulgada a posteriori pelos canais oficiais da Rede FAB LAB LIVRE SP.

4.1.2. A Comissão Julgadora é soberana e de suas decisões não caberão recursos.

 

5 – DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

5.1. Os trabalhos apresentados serão avaliados segundo os seguintes critérios:

5.1.1 Conceito. Assim entendido o impacto social, educacional, comunitário, ambiental e empreendedor do projeto.

5.1.2 Inovação. Assim entendida como coerência e multidisciplinaridade no uso da fabricação digital como meio para desenvolver soluções acessíveis e criativas.

5.1.3 Funcionalidade. Assim entendido como a clareza das soluções das técnicas, a ergonomia, o acabamento, a velocidade de produção, o registro digital, desde o(s) “software(s)” avançados utilizados até a qualidade do desenho.

5.2 Os projetos deverão ser apresentados em formato aberto (open source), em arquivos “pdf” ou “ppt” para apresentação, “dwg” para projetos, figuras, fotos, vídeos, gifs, entre outros meios que possam representar não apenas o resultado final, mas o processo de desenvolvimento do objeto do trabalho em torno da fabricação digital.

5.3 Serão considerados critérios de desempate de avaliação dos trabalhos em ordem de importância:

5.3.1. qualidade estética e conceitual dos projetos;

5.3.2. praticidade, utilidade e acessibilidade;

5.3.3. finalidade, utilidade e narrativa;

5.3.4. qualidade e quantidade de materiais gráficos e registros

5.3.5. complexidade técnica e multidisciplinar;

5.3.6. inovação e envolvimento no processo de fabricação digital;

 

6– DA SELEÇÃO

6.1 Ao final do prazo de inscrição e envio dos trabalhos, a comissão julgadora se reunirá para avaliar os projetos apresentados no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 - 01504-000 - Paraíso).

6.2 Serão selecionados até quinze trabalhos, para serem expostos e divulgados em um evento de confraternização, aberto ao público, dia 14 de junho de 2019.

6.3 O resultado final dos trabalhos selecionados será divulgado no dia 12/06/2019, por meio de envio de “e-mails” aos participantes selecionados, como também divulgação nas redes sociais da rede FAB LAB LIVRE SP. A saber: Site: http://fablablivresp.art.br/ Facebook: FAB LAB LIVRE SP (@fablablivresp https://www.facebook.com/fablablivresp/) Instagram: @fablablivresp .

6.4 Aqueles que tiverem seus trabalhos selecionados receberão via “e-mail” um comunicado sobre os resultados junto a um convite para o evento de confraternização, no qual os projetos serão expostos e apresentados ao público.

6.4.1 Os participantes selecionados deverão confirmar presença no evento de confraternização por meio de um Termo de Responsabilidade, enviado junto com o e-mail de seleção.

6.4.2 Os projetos físicos e/ou protótipos deverão ser encaminhados pelos próprios autores para o Fab Lab Livre SP do Centro Cultural São Paulo no dia 13/06, das 9 horas às 18 horas.

6.4.3 Ao final do evento do dia 14/06, o autor será responsável pela retirada do seu projeto no local, sendo responsável pelo transporte, montagem e desmontagem de seus trabalhos.

6.4.4 Em caso de duvidas ou imprevistos, o participante deve enviar um “e-mail” ao Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o seguinte assunto “Titulo do Projeto_Nome_do_ Participante ou Equipe”.

 

7– DA PREMIAÇÃO

7.1 Todos dos projetos selecionados receberão:

Certificado de participação e menção honrosa para alunos e orientadores (de acordo com os nomes fornecidos no ato da inscrição);

Divulgação trabalho nas mídias da rede FAB LAB LIVRE SP;

7.1.2. Exposição aberta ao público durante um dia.

7.2 Os três primeiros colocados, de cada categoria, farão jus a:

7.2.1 Exposição nas mídias sociais da rede FAB LAB LIVRE SP;

7.2.2. Premiações promovidas em conjunto com parceiros e divulgadas ao final do evento. Premiações adicionais podem ou não ocorrer conforme decisão exclusiva das parcerias do evento;

7.2.3. Exposição durante a terceira edição da SP MAKER WEEK, a ser realizada entre os dias 24 a 28 de setembro de 2019;

7.3 O coquetel de confraternização e premiação, que contará com a presença dos participantes selecionados, convidados externos, equipe de organização, parceiros e comissão julgadora, será realizado em local a ser definido pelo Departamento de Fabricação Digital.

7.4 Os trabalhos selecionados estarão expostos no horário das 10 às 18 horas.

7.5 A comissão julgadora, ao final das apresentações, irá premiar três trabalhos nas categorias ensino médio, técnico e graduação.

 

8- Cronograma

8.1. O presente tem o seguinte cronograma:

Data                Evento

09/mai             Lançamento do edital e abertura das inscrições online: https://forms.gle/yJ47Lww71ANEGK426      

10/jun              Prazo Final das Inscrições e envio dos trabalhos.

12/jun              Divulgação dos trabalhos selecionados (até 15 quinze trabalhos).

13/jun              Aqueles que tiverem seus trabalhos selecionados devem levá-los no Fab Lab do Centro Cultural São Paulo, das 9 horas às 18 horas, e entregá-los para os técnico(a)s dos laboratórios.

14/jun              Evento de divulgação e premiação dos resultados selecionados.

 

Publicado no DOC de 09/05/2019 – p. 17