ATIVIDADES QUE ANTECEDEM A FUNDAÇÃO DE UMA ACADEMIA
1 – Preencher o Documento “Cadeiras Literárias – Lista” (ver Kit AEL2) – o ano em curso é a referência (ex: 2016)- (Colar no Livro de Atas);
2 – Verificar se todos os acadêmicos que começaram juntos (início do ano) os encontros literários e os encontros das atividades de teatro já construíram a “Pasta do Acadêmico”;
3 – Verificar se as cadeiras escolhidas pelos alunos do 9º ano têm a correspondência constituída entre os alunos dos anos anteriores (8º, 7º, 6º...);
4 – Constatar que já tenha acontecido uma apresentação do Projeto AEL para a comunidade: Chá Literário, Seminário do Patrono, Sarauetc;
5 - Escolher uma data para a fundação da Academia, acordada com a equipe gestora e com a equipe docente. Escolher o local para a solenidade: Academia Paulista de Letras- APL, CEU ou outro local com infraestrutura similar. Informar ao Coordenador da AEL na respectiva DRE a data e o local escolhido para a realização da cerimônia e solicitar providências necessárias, quanto ao agendamento do espaço e transporte.
6 – Confeccionar o “banner” da Academia, com as seguintes especificações: 1m de largura por 1,50m de altura; na parte superior: nome da escola; abaixo, nome da Academia; ao centro, uma foto do patrono escolhido; abaixo da foto, uma frase de autoria do patrono; na parte inferior, à direita do “banner”, a data da fundação.
7 – Confeccionar as “capinhas” dos acadêmicos para os membros que se tornarão titulares a partir da posse;
8 – Providenciar as camisetas da AEL para todos os membros da Academia;
9 – Confeccionar os certificados de posse para os membros que se tornarão titulares a partir da posse;
10 – Providenciar uma caneta “dourada” para a assinatura da posse no Livro de Atas, no dia da posse;
11 – Organizar o CD da trilha musical da cerimônia de posse dos acadêmicos;
12 – Elaborar vídeo com os “Momentos Especiais” da Academia, desde que foi constituída na escola, no início do ano em curso;
13 - Confeccionar os convites para o cerimonial, com a necessária antecedência, para envio a SME e DREs;
14 – Elaborar “pauta” completa do evento, com especificação do tempo a ser utilizado em cada momento, do início ao final da cerimônia, para ciência de SME/DREs.