DOC DE 21/07/2016 – PP. 51 E 53

EDUCAÇÃO

GABINETE DA SECRETÁRIA

PLANO DE TRABALHO E/OU METAS – 2016

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE JAÇANÃ/TREMEMBÉ

PLANO DE TRABALHO/ METAS: 2016

1.Unidade de Trabalho: Diretoria Regional De EducaçãoJaçanã/Tremembé - E.H: 161069000000000

2. Gestor da unidade de trabalho: RoseleiJulio Duarte – RF660.795.1/1

3.1. Nome da ação: COMPROMISSO COM OS DIREITOS SOCIAIS E CIVIS

3.1.1 Responsáveis pelo acompanhamento da Ação: EdsonAzevedo Barboza – RF.660.662.8/1, Maria Filomena de FreitasSilva –RF.501.050.1/1, Ramiltes Gonçalves Folha Polesel –RF.677.721.0/1, Silvia Maria da Silva – RF.583.182.2/2.

4.1. Tipo da ação: ( ) Projeto (X) Processo

5.1. Objetivo a ser atingido: Favorecer a ressignificaçãocurricular na perspectiva crítica e dos espaços formativos dentroe fora das Unidades Escolares.

6.1. Público alvo: Equipes da DRE, Unidades Escolares eComunidade Escolar

7.1. Justificativa para o desenvolvimento da ação: As análises do processo de caracterização, realizadas durante os anosde 2013, 2014 e 2015, por meio de registros organizados pelasUnidade Escolares e visitas realizadas pelas equipes da DiretoriaRegional de Educação, apontaram o desafio de garantiro efetivo direito de aprendizagem dos alunos, ampliando equalificando o processo de construção/reconstrução do conhecimentopor educadores e educandos tendo em vista a Implantação,Implementação e o Acompanhamento do Programa deReorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimentoda Rede Municipal de Ensino de São Paulo- MaisEducação São Paulo.

8.1. Cronograma contendo as etapas e o período de execução:

1. Avaliação e continuidade das ações desenvolvidas pelasU.Es – fevereiro- março- abril

2. Encontros, Acompanhamento e Formação do ProgramaNacional de alfabetização na Idade Certa- fevereiro a dezembro.

3. Encontros Sistemáticos com os Coordenadores Pedagógicos,Diretores, com representantes das Equipes da DRE,objetivando a construção da qualidade social no atendimentooferecido, incluindo, portanto, a reflexão sobre os processosde avaliação das práticas e das aprendizagens - fevereiro adezembro.

4. Formação continuada, autogestão formativa, visitas,acompanhamento e orientações sistemáticas às Unidades(Ensino Fundamental e Médio – Regular e EJA), objetivandoa ressignificação curricular na perspectiva crítica - fevereiro adezembro.

5. Reconhecimento dos profissionais que desenvolvem trabalhosnas U.Es, na perspectiva da construção do currículo crítico,a fim de que contribuam progressivamente para articulaçãode novos espaços de formação no âmbito da DRE - fevereiro adezembro.

6. Fortalecimento, Acompanhamento e Difusão do Polo daUniversidade Aberta do Brasil (UAB) da região. – fevereiro adezembro

7. Acompanhamento pelos Setores da DRE aos Programasdo MEC e do “Mais Educação São Paulo” - fevereiro adezembro.

8. Articulação e implementação de Plano Estratégico visandoà otimização de vagas: na rede direta através da adequaçãode ambientes; na rede indireta e conveniada através deaditamento para ampliação do atendimento nos convênios jáfirmados e a celebração de novas parcerias para atendimentoda demanda existente na região - janeiro a dezembro;

9. Viabilização da qualidade da educação e do acesso epermanência dos alunos gerenciando os Programas de Alimentaçãoescolar, Leve-Leite, Saúde, Esportes e distribuição deuniforme e material escolar - janeiro a dezembro;

10. Divulgar, promover e acompanhar visitas monitoradasem parceria com entidades culturais na perspectiva da cidadeeducadora - janeiro a dezembro;

11. Reuniões periódicas de grupos de trabalho (representantesdos setores da DRE, CRAS, CREAs, CAPSI, ConselhoTutelar, UBS, CONSEGs) com vistas ao fortalecimento da rede deproteção social aos educandos da Educação Básica – fevereiroa dezembro.

12. Incentivar parcerias e integrar o PPP das U.Es aosprojetos de esportes, cultura e lazer com utilização dos equipamentospúblicos municipais (clubes, bibliotecas, teatros, CEUs) eoutros disponíveis no âmbito da cidade - fevereiro a dezembro.

13. Divulgar e incentivar a ampliação das atividades esportivase de lazer nas U.Es (fevereiro a dezembro).

14. Levantamento de dados e estruturação das condiçõesnecessárias para atendimento educacional especializado nasSAAIs - janeiro a dezembro.

15. Articular e fortalecer a Rede de proteção Social nos Territórios:Jaçanã/Tremembé, Vila Maria Vila Guilherme/ Medeirose Santana Tucuruvi e Mandaqui. (fevereiro a dezembro)

16. Apoiar e acompanhar as equipes docentes e gestorasno processo de ensino aprendizagem dos educandos queapresentem dificuldades no processo de escolarização, decorrentesde suas condições individuais, familiares ou sociais queimpliquem em prejuízos significativos no processo de ensino-aprendizagem.

(fevereiro a dezembro)

17. Organizar e realizar e acompanhar no NAAPA, avaliação multidisciplinar com enfoque pedagógico aos educandosque contribua para as ações das unidades educacionais e sepreciso for, de profissionais que compõem a rede de ProteçãoSocial do território, sempre com a participação das famílias e ouresponsáveis. (fevereiro a dezembro)

18. Garantia de transporte escolar, viabilização e adequação dos espaços físicos escolares com vistas ao atendimentoaos estudantes com deficiências, transtorno global do desenvolvimentoe altas habilidades – (fevereiro a dezembro).

19. Acompanhar o desenvolvimento das ações previstasnos Projetos políticos Pedagógicos das U.Es. objetivando garantira compreensão , implementação e desenvolvimento doPrograma Mais Educação São Paulo, Implementação, Acompanhamentoe Avaliação do Programa “São Paulo Integral”, e dasquestões relacionadas as diversidades - fevereiro a dezembro.

20. Levantamento e monitoramento da demanda paraEJA existente na região a fim de identificar a necessidade deampliação do atendimento - janeiro a dezembro.

21. Formação continuada, visitas, acompanhamento eorientações sistemáticas às Unidades das redes direta, indiretae conveniada de Educação Infantil, com base nos princípios daPedagogia da Infância - fevereiro a dezembro.

22. Formação continuada, visitas, acompanhamento eorientações sistemáticas para atendimento aos estudantes comdeficiências, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades- fevereiro a dezembro.

23. Formação continuada, visitas, acompanhamento eorientações sistemáticas às Unidades da rede direta, indiretae conveniada de Educação Infantil para desenvolvimento deum Plano de Ação tendo como instrumento para diagnosticoos Indicadores da Qualidade da Educação Infantil, fevereiro adezembro.

24. Reuniões e encontros com os representantes das Equipesda DRE e de Gestores das Unidades Educacionais sob acoordenação do CEFAI com vistas à discussão e efetiva articulaçãodo atendimento a educação especial no âmbito da DRE– fevereiro a dezembro.

25. Ampliar a rede CEU. – fevereiro a dezembro.

26. Garantir a manutenção predial das Unidades Escolaresda rede direta e indireta. – fevereiro a dezembro.

9.1. Metas ou indicadores a ser alcançados no final do cicloda avaliação:

Meta 1.1: Otimizar 100% das vagas disponíveisna Rede Direta, Indireta e Conveniada.

Meta 1.2: Ampliar em 20% o atendimento para crianças de0 a 3 anos na Rede Conveniada e Indireta.

Meta 1.3: Oferecer treinamento sobre prestação de contasdas verbas públicas recebidas a 100% das U.Es da Rede Direta,Rede Indireta e Rede Conveniada.

Meta 1.4: Oferecer formação continuada para 100% dasU.Es da Rede Direta, Rede Indireta e Rede Conveniada.

Meta 1.5: Ampliação do número de SAAIs a fim de ofereceratendimento educacional especializado (SAAI) da demandaidentificada.

Meta 1.6: Oferecer formação para 100% das U.Es queatendem aos alunos com deficiência, TGD e altas habilidades.

Meta 1.7: 100% dos professores da SAAI e estagiáriosatendidos em formação.

Meta 1.8: 100% de serviço itinerante às EMEFs, bem comoorientação, formação, estudo de casos e encaminhamentos,conforme demandas da equipe gestora.

Meta 1.9: 85% de serviço itinerante às EMEIs, CEIS daRede Direta e Indireta, bem como, orientação, formação eencaminhamentos, conforme demanda da equipe gestora, entendendoque, o NAAPA concentrará suas ações e intervençõesnas EMEFs.

Meta 1.10: Promover atividades formativas destinadas asunidades educacionais e a comunidade, sobre temas relevantesa sua área de atuação, em parceria com DIPED, CEFAI, SupervisãoEscolar e Diretoria de CEUs e Educação Integral:

Meta 1.11: Garantir 100% do atendimento oferecido pelosProgramas de Alimentação Escolar, Leve-leite, Saúde, Material eUniforme Escolar.

3.2. Nome da ação: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL PARA A REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES.

3.2.2 Responsáveis pelo acompanhamento da Ação: EdsonAzevedo Barboza – RF.660.662.8/1, Maria Filomena de FreitasSilva –RF.501.050.1/1, Ramiltes Gonçalves Folha Polesel –RF.677.721.0/1, Silvia Maria da Silva – RF.583.182.2/2.

4.2. Tipo da ação: ( ) Projeto (X) Processo

5.2. Objetivo a ser atingido: Redução das desigualdades naperspectiva da constituição da cidade educadora.

6.2. Público alvo: Equipes da DRE, Unidades Escolares eComunidade Escolar

7.2. Justificativa para o desenvolvimento da ação: As desigualdadessociais estão presentes na sociedade contemporânea. Diante deste diagnóstico promover ações que transformemesta realidade, é fundamental.

8.2. Cronograma contendo as etapas e o período de execução:

1. Estabelecer parcerias intersecretariais e seus diversosequipamentos na perspectiva da constituição da cidade educadora- janeiro a dezembro.

2. Formação interdisciplinar pautada no conceito de sustentabilidade- junho a novembro.

3. Realização de reuniões e encontros articuladores que visemo cumprimento da Lei 10.639 e 11.645. Fevereiro a dezembro

4. Realização do II Seminário Regional de Educação emdireitos Humanos - Maio e Novembro.

5. Realização de Seminários Internos da EJA/MOVA. -Julhoe Novembro.

6. Realização de Encontros de formação com representantesdas escolas e supervisão escolar sobre a Interseccionalidade-Janeiro a Dezembro.

7. Realização de Encontros de formação com representantesdas escolas e supervisão escolar sobre a os desafios eresponsabilidades na implementação das Diretrizes Curricularespara as Relações Étnicas- raciais - Janeiro a Dezembro.

9.2. Metas ou indicadores a ser alcançados no final do cicloda avaliação:

Meta 2.1: Oferecer formação para 100% das U.Es de EnsinoFundamental e Médio, Regular e EJA.

Meta 2.2: Dar continuidade ao Plano de Ação Supervisoraações referentes a Rede de Proteção Sócio Cultural, RelaçõesÉtnico-Raciais e de Gênero

3.3. Nome da ação: GESTÃO DESCENTRALIZADA, PARTICIPATIVA E TRANSPARENTE.

3.3.3 Responsáveis pelo acompanhamento da Ação: EdsonAzevedo Barboza – RF.660.662.8/1, Maria Filomena de FreitasSilva –RF.501.050.1/1, Ramiltes Gonçalves Folha Polesel –RF.677.721.0/1, Silvia Maria da Silva – RF.583.182.2/2.

4.3.Tipo da ação: ( ) Projeto (X) Processo

5.3. Objetivo a ser atingido: Fortalecimento da gestãodemocrática.

6.3. Público alvo: Equipes da DRE, Unidades Escolares eComunidade Escolar.

7.3. Justificativa para o desenvolvimento da ação: Emboraexistam sinais expressivos de processos democráticos de gestãonas escolas desta Diretoria Regional de Educação, estes precisamde aprimoramento constante. Esta ação se fundamentatambém nos princípios legais, em particular na Lei 9394/96, queenfatiza o princípio de gestão democrática do ensino público.

8.3. Cronograma contendo as etapas e o período de execução:

1. Reuniões setoriais da Equipe de Supervisão – fevereiroa dezembro.

2. Visitas, acompanhamento e orientações sistemáticas dasações desenvolvidas pelas U.Es pelos diversos setores da DRE -janeiro a dezembro.

3. Reuniões com as Equipes Gestoras com a SupervisãoEscolar e representantes de DIPED para formação sobre GestãoDemocrática, com vistas ao fortalecimento das instâncias departicipação (Conselho de Escola, Grêmio Estudantil, APM,CRECE) - fevereiro a dezembro.

9.3. Metas ou indicadores a ser alcançados no final do cicloda avaliação:

Meta 3.1: 100% das U.Es da Rede Direta, Rede Indireta eRede Conveniada atendidas em visitas da Supervisão Escolar.

Meta 3.2: Realizar Reuniões Setoriais de Supervisão objetivandoalcançar a participação de 100% das U.Es da RedeDireta, Rede Indireta e Rede Conveniada.

Meta 3.3: Realização de Encontros com as Equipes Gestorasdas Unidades da Rede Direta, Indireta e Conveniada, comrepresentantes da Equipe de DIPED nos Diálogos Culturais nosTerritórios.

0
0
0
s2sdefault