PlanoMetas Site 2As Audiências Temáticas foram realizadas no dia 06 de abril, com o Plano de Metas dividido em seis eixos. O SINESP decidiu participar da Audiência do eixo Desenvolvimento Humano, pois ele abriga o tema Educação. Os outros eixos são: Desenvolvimento econômico e gestão, Desenvovimento social, Desenvolvimento urbano e meio ambiente, Desenvolvimento institucional e engajamento do cidadão.

A Conselheira do SINESP, Lucília Magalhães Oliveira, representou o Sindicato na Audiência. Após exposição dos representantes das Secretarias Municipal de Educação, Cultura e Direitos Humanos, muito munícipes, inclusive Lucília, apresentaram algumas questões. Uma delas foi a crítica à concentração das audiências num único dia, que prejudicou PlanoMetas Site 1a participação popular em mais de um tema de interesse. Outras questões pontuadas foram:

- Política de conveniamento/OS em detrimento da rede direta;

- Diferenciação da formação continuada entre rede direta e convênios, transformando o Município em duas redes com consequente comprometimento da qualidade oferecida;

-Atendimento à  todas as crianças fora das Unidades Educacionais (educação como direito) e não apenas em condição de vulnerabilidade;

- Ausência de metas/políticas para mulheres, população LGBT, indígenas e jovens;

- Falta de articulação entre as Metas divulgadas e o Plano Municipal de Educação vigente 

Os canais de participação divulgados foram: planejasampa.prefeitura.sp.gov.br; formulários off line nos computadores encontrados nas audiências públicas e oralmente nas audiências públicas com 3 minutos por cidadão. Representaram o governo na mesa da Audiência: Tiago Amparo (Adj. da Secretaria de Direitos Humanos); Patrícia Bezerra (Secretária Municipal de Direitos Humanos); Daniel de Bonis (Adj. da Secretaria Municipal de Educação); Giovana Lima (Chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Cultura).

Para elaborar do Programa, a gestão municipal deveria observar as promessas feitas na campanha eleitoral e que estão contidas no Programa de Governo, bem como as metas não complementadas na gestão anterior e os apontamentos e reivindicações das organizações sindicais e sociais.

Nele é preciso constar todas as metas e prioridades para a cidade, em todas as áreas da administração pública, prevendo ações em todas as regiões da cidade. O que define as metas é seu grau de materialidade e definição da ação governamental no espaço, no tempo e no orçamento.

Após as Audiências Temáticas, haverá Audiências Gerais, sendo a última no dia 24 de abril, na Câmara Municipal de São Paulo. É importante que todos tomem conhecimento do que foi apresentado pela prefeitura e compareçam à Audiência Geral, para apresentar proposta, evitar a aprovação de políticas indigestas e reivindicar o atendimento das necessidades da cidade e sua população.

0
0
0
s2sdefault