O movimento publicou em seu site sete reportagens que discutem o papel de alunos, professores e diretores na construção de uma escola mais participativa.

Reproduzimos o texto publicado no site e, abaixo, links para os artigos especiais:

 

Do Todos Pela Educação

Jovens ocupando suas escolas e pedindo para serem ouvidos por professores, diretores e secretários. Nos últimos meses, o noticiário de diversos locais do País foi tomado por manchetes desse tipo. O clamor por uma escola mais participativa parece evidente. A boa notícia é que a gestão democrática do ensino brasileiro está prevista na Constituição Federal desde 1988 e também na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), aprovada em 1996. Além disso, faz parte do atual Plano Nacional de Educação (PNE) como uma meta a ser cumprida pelo Brasil até 2024. Já a má notícia é que, como se viu, esta realidade ainda está longe de ser assegurada e faltam indicadores que comprovem o andamento de medidas tomadas nessa direção.

Pensando nisso, o Todos Pela Educação preparou um especial com o foco na participação dos jovens e da comunidade na gestão escolar. 

Abaixo, leia sete reportagens preparadas pela nossa equipe. Boa leitura.

Diálogo, colaboração e afeto

Um aluno integral e integrado

Estudo mostra que Conselho Nacional de Juventude não aproveita o potencial que tem

A democracia nasce na escola

"Eu quero mudar o mundo"

Perguntas e respostas: o que é e como funciona uma associação de pais e mestres?

Perguntas e respostas: O que é um grêmio escolar?

0
0
0
s2sdefault