Há 24 anos surgia o SINESP para representar os Gestores da Rede Municipal de Ensino.

No dia 26 de setembro de 1992, os Especialistas de Educação (Gestores Educacionais) da Rede Municipal de Educação de São Paulo fundaram um novo Sindicato na Educação Municipal, o SINESP.

Se beneficiaram da possibilidade aberta pela Constituição de 1988, que derrubou uma das limitações impostas pela ditadura e permitiu aos servidores públicos o direito de livre associação em entidades sindicais.

Na cidade de São Paulo discutia-se a criação de um Estatuto do Magistério. Temas fundamentais, como a carreira, o concurso público, a educação de qualidade, os direitos e as obrigações estavam em pauta. Descatava-se no debate o papel no serviço público dos ocupantes de cargos de coordenação, direção ou supervisão, que não são prepostos autoritários dos “patrões”, como ficou de ranço da ditadura, mas sim agentes públicos responsáveis pelo implemento de políticas sociais e pela defesa dos direitos dos cidadãos.

Nesse cenário adverso, com tantos preocupações e desafios, como a reconstrução da democracia, e ideia da necessidade da unicidade sindical e o repúdio contra todo tipo de autoridade, a criação do SINESP foi um ato de coragem consciente, fundamentado em princípios de conduta que guiaram suas Diretorias nesses vinte e quatro anos.

Graças a este ato de coragem dos fundadores do SINESP, hoje e podemos olhar com orgulho uma lista grande de conquistas, entre elas:

-A manutenção do concurso público para provimento dos cargos de Gestores,
-A criação do QPE 22, a existência da Verba Locomoção,
-A manutenção do Regime Próprio de Previdência,
-O surgimento do Programa de Transferência de Recursos Financeiros,
-A paridade e a integralidade aos aposentados por invalidez,
-A acomodação anual de Supervisores titulares,
-O fim da portaria que obrigava todos Coordenadores Pedagógicos a assumirem aulas, a correção judicial de perdas salariais e de benefícios,
-A reconquista do direito à Aposentadoria Especial.


Tais e outras tantas conquistas e vitórias não se fizeram somente com a defesa de princípios. Foi preciso muito trabalho.
Assim se tem definido a atuação do SINESP. Participação em conselhos, em fóruns, em congressos, assessorias qualificadas. Proatividade na Câmara Municipal, na Assembleia Legislativa, no Supremo Tribunal Federal, no Congresso Nacional, nos Conselhos Municipal, Estadual e Federal de Educação. Busca constante de formação continuada, de vanguarda, de qualidade. Nenhuma frente descoberta.

Fica aqui registrado o agradecimento aos fundadores, por sua visão de futuro, aos filiados, maior razão de ser do SINESP, e a todos que colaboraram e colaboram no dia a dia para que este Sindicato exista, se destaque, cresça e se fortaleça na defesa dessa grande e importante categoria que representa.

26 de setembro é também o Dia do Gestor Educacional, aprovado pela Lei 15.634/2012, apresentada pelo Vereador Eliseu Gabriel a partir de solicitação do SINESP.

 Parabéns Gestor pelo seu dia!

A Diretoria

0
0
0
s2sdefault