Com adesão excelente tanto na apresentação teatral quanto no debate realizado em seguida, programação do CFCL é um sucesso no desenvolvimento de olhar mais crítico e analítico!

TeatroEspanhol 29 11 Site 2

A turma do curso de espanhol do CFCL teve uma atividade diferenciada na noite de quinta-feira, 28 de novembro. Todos foram assistir ao espetáculo “A incrível e triste história da cândida Erêndira e sua avó desalmada”, no Teatro do Sesi, baseado em conto homônimo de Gabriel García Márquez. O espetáculo fomentou o debate, feito no dia seguinte no CFCL, com a participação de 30 alunos.

A adesão à atividade foi tanta que teve que ser pedido um segundo lote de convites para a peça, pois o primeiro, de 50 ingressos, se esgotou em apenas duas horas. Assim, não só os alunos do curso tiveram acesso, mas todos que manifestaram interesse em ver o espetáculo gratuito.

“Em muitas de nossas aulas trabalhamos textos literários: novelas, poesias, mas sobretudo contos”, assinala o professor Marcos Maurício, que convidou o professor de língua e literatura espanhola da FATEC São Paulo, Gustavo Garcia, para o debate sobre a peça.

Os temas de discussão foram desde o texto em si até questões como a transposição do gênero para o palco, inclusive destacando o papel do teatro de Augusto Boal e sua interpretação do conto do escritor colombiano. O Realismo Mágico, uma das características mais marcantes de García Márquez, também foi foco das discussões.

No final, muitas das alunas pediram por mais eventos como esse, que misturem diferentes tipos de arte com discussões sobre o visto, lido e ouvido. A atividade também incentivou o desenvolvimento de um olhar mais crítico e analítico sobre as obras de arte.

“Uma das participantes não tinha nem lido o conto nem visto a peça, mas veio agradecer pela aula dizendo que a partir de agora poderá ir ao teatro e terá base para analisar o que vê”, assinala o professor Marcos.

0
0
0
s2sdefault