Clube de Leitura: É a Ales (Jon Fosse) – vencedor do Nobel de Literatura de 2023
Formato: On-line pela plataforma Zoom
Data: 18 de outubro
Horário: 15h
Inscrições: 9, 10, 11 e 16 de outubro
As inscrições podem ser feitas das 9h às 17h pelos telefones do SINESP 3255-9794 e 3116-8400 e pelo WhatsApp 3116-8400.
Prosa inovadora
A edição de outubro do Clube de Leitura do CFCL Benê do SINESP debaterá, de forma on-line pela plataforma Zoom, a obra É a Ales, do escritor norueguês Jon Fosse, grande vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 2023.
Fosse, um dos maiores escritores de sua geração, venceu o prêmio porque, segundo a Academia Sueca, responsável pelo Nobel, É a Ales possui uma “prosa inovadora que dá voz ao indizível”.
Tristeza contida e genialidade
A ficção é triste, intensa e emotiva, e, apesar de genialmente contida, capaz de arrancar lágrimas do leitor.
Na história ambientada na Noruega, Signe morava sozinha com o marido Asle em uma casa herdada dos antepassados dele, até que em um dia do mês de novembro ele sai de barco do píer próximo de onde moravam e nunca mais retorna. Os anos se passaram e Signe segue sem viver o luto, uma vez que a morte de Asle é uma incerteza.
A obra não tem acontecimentos lineares e leva o leitor a viajar por cinco gerações da família de Asle, até chegar à sua tataravó, Ales, que dá título à obra. Essa viagem pelo tempo revela uma infinidade de contextos e questões que se desnudam e tornam o livro cada vez mais intrigante e, sem sombra de dúvidas, uma obra-prima da literatura.
Ficou curioso com o desfecho dessa obra singular? Leio o livro e junte-se ao CFCL Benê do SINESP em mais uma edição do Clube de Leitura.