Curso: Pensamento Político Moderno — Benjamin Constant
Duração: às quartas-feiras, dias 16, 23 e 30 de outubro de 2024
Vagas: 50
Formato: on-line, pela plataforma Zoom
Obs: Curso livre, sem pontuação
Inscrições: de 19 de setembro a 14 de outubro
As inscrições podem ser feitas das 9h às 17h, pelos telefones do Sinesp: 3255-9794, 3116-8400 e pelo WhatsApp 3116-8400
A natureza da representação política
O curso promovido pelo CFCL Benê do SINESP, sob orientação do Prof. Dr. Jean Rodrigues Siqueira, visa a lançar luz sobre a formação das ideias políticas que começaram a se consolidar no Ocidente a partir do advento dos Estados-nações e do desenvolvimento do modo de produção capitalista, estabelecendo as bases da teoria política moderna a partir da exploração de fragmentos de textos que deram forma à nossa modernidade nessa área.
O curso apresentará as ideias do filósofo que é considerado um dos pais do liberalismo político, Benjamin Constant de Rebecque (1767/1830). Nascido em Lausane, na Suíca, estudou nas universidades de Erlangen, na Alemanha, e de Edimburgo, na Escócia, antes de se radicar em Paris.
Benjamin Constant viveu o fervor da Revolução Francesa (1789), sendo assim, sua obra foi concebida em um contexto de embate entre pensamentos monárquicos e republicanos. Constant era um defensor intransigente das liberdades individuais e um grande crítico das arbitrariedades dos governantes.
A obra do filósofo se divide, basicamente, em duas grandes temáticas: a primeira delas focada na elaboração de sua teoria política, de inspiração liberal. A segunda é uma grande obra sobre a religião.
Ficou interessado em saber mais sobre a vida e a obra de Benjamin Constant? Junte-se ao CFCL Benê do SINESP em mais um curso de teoria política voltado para a formação dos filiados.
Prof. Dr. Jean Rodrigues Siqueira
Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do ABC – UFABC (2020), Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE (2017), Licenciado em História pelo Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE (2007), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2005), Bacharel em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu – USJT (2001). Membro dos grupos de pesquisa Estudos do Idealismo (GPEI), da UNESP/Marília, e Estética e Política, do UNIFAI. Foi coordenador do curso de Graduação em Filosofia da Universidade Camilo Castelo Branco – UNICASTELO – de 2011 a 2015, e professor da instituição de 2008 a 2017. Desde 2014 é professor do curso de Graduação em Filosofia do Centro Universitário Assunção – UNIFAI – e dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Filosofia e Pensamento Político Contemporâneos, História, Civilização e Pensamento Medieval, História: Arte, Patrimônio e Cultura dessa instituição. Foi professor das disciplinas de Ética e responsabilidade profissional e Sociedade e tecnologia em cursos de Graduação da FATEC Mogi das Cruzes. É autor do livro Berkeley e o esse est percipi: um exame de duas interpretações da justificação do princípio fundamental da filosofia imaterialista (Autografia, 2005) e coordenador da coleção Desconstruindo o lugar-comum, sob a qual foram lançados os livros Comunismo (2019), Racismo (2019) e Evolucionismo (2021), todos pela Editora Fibra/Edições Brasil.
Com informações dos sites: Jornal da USP, Pensador e Instituto de Humanidades