Clube de Leitura: A identidade (Milan Kundera)
Formato: On-line pela plataforma Zoom
Data: 27 de setembro
Horário: 15h
Inscrições: dias 23, 24 e 25 de setembro
As inscrições podem ser feitas das 9h às 17h pelos telefones do SINESP 3255-9794 e 3116-8400 e pelo WhatsApp 3116-8400.
A edição de setembro do Clube de Leitura do CFCL Benê do SINESP debaterá, de forma on-line pela plataforma Zoom, a obra A identidade, do escritor tcheco exilado e naturalizado na França Milan Kundera.
Autor do clássico A Insustentável Leveza do Ser e um dos mais consagrados escritores do século XX, Kundera nasceu em 1929 na República Tcheca e morreu na França, aos 94 anos, em 2023. Deixou como legado inúmeros romances, contos, poesias, ensaios e peças de teatro.
Em Paris, em São Paulo, em qualquer lugar do mundo
Chantal, uma bela mulher, mas não tão jovem, descobre na praia um mundo que não lhe agrada: os homens lhe parecem ridículos, infantilizados, voltados só para os filhos. Sãos todos "papais", desprovidos de qualquer encanto erótico.
Fazendo graça, ela diz a si mesma: "Vivo num mundo em que os homens já não se viram para me olhar". Logo depois ela repetirá essa frase a seu companheiro, que, não vendo ali a ironia bem-humorada, será invadido por um sentimento de compaixão pela mulher que ele ama.
Jean-Marc sabe que os olhares do companheiro não costumam bastar a uma mulher: a confirmação de um núcleo muito profundo da intimidade feminina parece depender de homens desconhecidos. Pouco a pouco Milan Kundera levará Chantal e Jean-Marc para a fronteira invisível que separa o real e o sonho.
Seu conflito inicial se tornará um pesadelo em que o mais assustador será perder a identidade do outro.
(Sinopse extraída da versão on-line do livro)