Circuito Arte & Cultura em Vinhedo

Passado e presente se encontram no interior de São Paulo

No dia 20 de abril, as Dirigentes Sindicais Maura Maria da Silva e Alcina Carvalho Hatzlhoffer acompanharam um grupo de filiados em um roteiro repleto de arte, cultura e história por Vinhedo, cidade a 75 km de São Paulo, situada na região metropolitana de Campinas.

A cidade — habitada até o início da invasão portuguesa por indígenas das etnias Tupy, Jê, Macro-Jê e Kaingang — testemunhou expedições de bandeirantes e tropeiros, abrigou engenhos de açúcar e fazendas cafeeiras e tornou-se o lugar ideal para a plantação de videiras por imigrantes italianos, cultura até hoje desenvolvida no município.

Roteiro

A primeira parte do roteiro incluiu uma visita à Adega Ferragut — propriedade de uma família tradicional italiana — uma passagem pelo Museu do Imigrante, construção em estilo ranascentista que homenageia os colonos italianos, e um passeio pela Represa João Gasparini, famosa pela paisagem exuberante.

Depois da pausa para o almoço, os filiados conheceram a parte alta da cidade, onde fica o Mosteiro Beneditino de São Bento, com uma visão privilegiada de Vinhedo. A última parada antes do retorno a São Paulo foi no Memorial de Arte Adélio Sarro (MAAS).

Confira abaixo a galeria de imagens da visita cultural e artística à cidade de Vinhedo.

Acompanhe o site, as redes sociais e o canal do SINESP no WhatsApp e inscreva-se nas atividades do CFCL Benê do SINESP.

Juntos Seguimos Mais Fortes.

0
0
0
s2sdefault