O acervo fixo da Pinacoteca e a instalação da artista brasileira Sonia Gomes são o novo destino da Visita Guiada do SINESP em novembro

Visita guiada: Pinacoteca do Estado 

Endereço:  Praça da Luz, 2 - Luz - Referência: estação Luz (saída Pinacoteca / Museu da Língua Portuguesa)

Ponto de encontro: Bilheteria do Museu

Data: 29 de Novembro

Horário: 14h – chegar 15 minutos antes

Vagas: 25

Inscrições: 23, 24 e 27 de novembro das 9h às 17h, pelos telefones do Sinesp: 3116-8400, 3255-9794 e pelo WhatsApp.

A exposição “Pinacoteca: Acervo” faz uma passagem longa e rica pela arte brasileira. Em cartaz desde 2020, a exposição de longa duração conta com boa parte do catálogo da Pinacoteca e tem três núcleos: o primeiro trata da representação do artista sobre si mesmo, a segunda a relação do artista com os ambientes e territórios e a terceira trata de questões coletivas.

A visita passará também pela instalação “Sinfonia de Cores”, um trabalho que incorpora elementos da cultura afro-brasileira desafiando a ideia tradicional de escultura, a artista desenvolve sua obra de maneira livre e inovadora para o Projeto Octógono Arte Contemporânea da Pinacoteca Luz.

A obra composta por 34 cordões suspensos em diferentes alturas compõe uma sinfonia visual. Feitos de diferentes materiais como tecidos, linhas, fios e outros objetos combinados com técnicas variadas, as formas criadas criam corpos abstratos com o que nos é familiar.

Para compor a experiência, na trilha sonora da obra o violonista Plínio Fernandes performa o Prelúdio Nº 4 para violão de Heitor Villa Lobos.

Sonia Gomes

Nascida em Caetanópolis, MG, no ano de 1948, sua produção se focou explora os limites da combinação de tecidos, linhas e objetos. Conhecida por suas esculturas e instalações, a artista explora questões como identidade, memória e ancestralidade em suas obras. Seus trabalhos viajaram o mundo e já foram expostos na Bienal de Viena e na Bienal de São Paulo.

0
0
0
s2sdefault