Holambra

O CFCL Benê do SINESP organizou, em 21 de outubro, um passeio à cidade mais holandesa do Brasil, Holambra, situada na região de Campinas. As tradições do país europeu e a produção de flores, que tornaram o município conhecido nacionalmente, encantaram os visitantes.

Um pedaço da Europa em pleno Estado de São Paulo

Fundada por holandeses que chegaram ao país depois que a Europa foi devastada pela Segunda Guerra Mundial, Holambra era, em princípio, uma pequena colônia com aproximadamente 500 moradores, instalada em 1948 em uma fazenda no interior de São Paulo, com incentivos tanto do país europeu quanto do Brasil.

Os anos passaram e mudaram as características do local que, da ideia inicial de produzir laticínios, passou a produzir, em 1951, flores da família dos gladíolos. Os negócios prosperaram e, em 1991, Holambra foi desmembrada das cidades de Jaguariúna, Cosmópolis, Artur Nogueira e Santo Antônio de Posse, tornando-se um município. Em 1998 tornou-se uma estância turística e recebe, em média, 1 milhão e 300 mil visitantes a cada ano.

Arte, cultura e sustentabilidade

Foi esse local, aconchegante e repleto de flores, que os filiados do SINESP conheceram. No roteiro, passaram por uma propriedade produtora de flores, onde conheceram todo o ciclo produtivo, em meio a uma paisagem de tirar o fôlego.

Em outro momento, fizeram um passeio panorâmico por Holambra, conhecendo a cultura do país europeu, com suas construções típicas e hábitos marcantes.

O almoço em restaurante local foi seguido por um passeio no Mercado das Flores e pelo contato com o artesanato local.

Os filiados conhecerem um moinho tipicamente holandês e o Lago Vitória Régia e ainda tiveram uma surpresa que não estava prevista no roteiro original, com uma visita ao Sítio Joelzer, propriedade totalmente sustentável onde são produzidas variedades de pimentas.

O passeio terminou com um delicioso café oferecido como cortesia pela Graffit, organizadora da excursão.

Perdeu esse passeio? Fique atento ao site e às redes sociais do SINESP e junte-se ao CFCL Benê do SINESP nas próximas atividades.


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

0
0
0
s2sdefault