Clube de Leitura

Obra ficcional de Itamar Vieira Junior dialoga com chagas sociais abertas no passado do Brasil e lança luz sobre personagens potentes, que carregam uma brasilidade construída pelas ancestralidades africana e indígena.

Clube de Leitura: Doramar ou a odisseia – histórias (Itamar Vieira Junior)

Data: 21 de outubro, às 15h

Inscrições: 18 e 19 de outubro

As inscrições podem ser feitas das 9h às 17h pelos telefones do SINESP 3255-9794 e 3116-8400 e pelo WhatsApp 3116-8400.

Livro constrói épicos a partir de figuras invisibilizadas pela sociedade

“Doramar ou a odisseia – histórias” é um livro que reúne uma coleção de contos de ficção do renomado autor Itamar Vieira Junior, vencedor do Prêmio Jabuti na Categoria Romance Literário em 2020 com o já clássico Torto Arado.

O texto preciso e pungente de Itamar Vieira Junior apresenta ao leitor contos que colocam em evidência os invisibilizados, ou melhor, as invisibilizadas. Em “Doramar ou a odisseia – histórias”, a obra ficcional do autor constrói épicos centrados na figura feminina, com personagens ricas e instigantes, que dialogam com chagas abertas por inúmeras questões sociais do Brasil, como o racismo e a multiplicidade cultural que formou nosso país.

As figuras retratadas por Itamar enfrentam condições adversas e o autor lança luz sobre problemas de um passado distante que, de tão recorrente, confunde-se com os tempos em que vivemos. O passado escravocrata do Brasil coexiste com a exaltação da cultura afro-brasileira e da ancestralidade indígena. Nada mais atual no debate político nacional.

Esse caldeirão de brasilidade será aprofundado em 21 de outubro, pelo Clube de Leitura. Pegue seu livro, faça seus apontamentos e #JunteSeAoCFCL em um debate rico sobre as mazelas brasileiras descritas em uma ficção que poderia, tranquilamente, retratar nossa realidade.

 

0
0
0
s2sdefault