O Indicador de Capacitação do Retrato da Rede teve grande queda em 2018 e manteve a performance negativa em 2019:

Retrato 19Capacitacao 1b

O SINESP aponta à Administração e diretamente à Secretaria Municipal de Educação a necessidade de um plano específico de formação aos Gestores Educacionais, bem como atenção especial para os recém-ingressantes na condição de Gestor Educacional.

Um plano de formação aprofundado, articulado e coerente com as reflexões pedagógicas contemporâneas é a principal demanda apontada pelos Gestores Educacionais, tanto em reuniões realizadas com o SINESP como no levantamento realizado pelo Retrato da Rede.

As formações oferecidas nos últimos anos aos Gestores Educacionais foram equivocadas, como a última, voltada a Supervisores Escolares com foco na gestão de resultados, gestão de tempo e observação da sala de aula, completamente alheio à realidade da ação Supervisora.

Retrato 19Capacitacao 1aO Retrato da Rede, em suas várias edições, traz de forma embasada esta percepção e a necessidade dos Gestores Educacionais. A tabela a seguir mostra problemas apontados na Pesquisa 2019:

O SINESP também cobra incessantemente que a Bolsa Mestrado/Doutorado saia da simples previsão para a concretização.

Nos Planos Regionais de Educação (Meta 13 do PLano Municipal de Educação), aparece com destaque a necessidade de formação para valorização dos profissionais do magistério.

O elemento mais grave revelado pela pesquisa está no fato de que as poucas propostas da SME não contemplam as necessidades dos Gestores Educacionais, sobretudo em um ano como 2018, que teve a implementação de um novo currículo para o Ensino Fundamental, a construção do currículo da Educação Infantil, a falta de formação sobre o MROSC, entre outras temáticas apontadas pelos Gestores Educacionais.

0
0
0
s2sdefault