O SINESP realizou nessa quinta-feira, 23 de junho, mais uma edição do SINESP Diálogos, e abordou o tema AQUECIMENTO GLOBAL - Contribuições da Ciência para a compreensão das mudanças climáticas. Entender melhor para amenizar o impacto”.

A doutora em biodiversidade vegetal e meio ambiente Luciana Mollo falou sobre o tema e foi taxativa: “A mudança climática já é real, ela já existe, ela está aqui, já aconteceu”.

Apesar do tom alarmista, a especialista garantiu que ainda há tempo de prolongar a vida humana na Terra: “É imprescindível a consciência ecológica, a gente tem que passar para nossos alunos, tem que ensinar para todo mundo que cada um tem que fazer a sua parte".

Luciana Mollo criticou os processos de larga escala que afetam o meio ambiente, como o agronegócio, e, em uma observação que certamente desagradará muitos brasileiros, criticou o consumo excessivo de carne: “É importante comer menos carne, não precisamos comer carne todos os dias.” Ainda sobre esse hábito alimentar do nosso país, ela observou: “É cultural, não é necessidade e isso a gente pode ensinar para os nossos filhos”.

Durante o debate, a especialista falou sobre hábitos individuais e coletivos que precisam ser abandonados no planeta e sobre a responsabilidade política dos governos sobre as mudanças climáticas.

Assista à íntegra da live:

>>> Página do SINESP no Facebook

Quem participou do diálogo:

●A Profª. Drª. Luciana Mollo é graduada em Ciências Biológicas, com Pós-Graduação em Ecologia Geral, Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente e doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente. É Professora de Ciências físicas e biológicas aposentada na Rede Estadual de SP e atual como Profª de Biologia do Ensino Médio na Rede Particular de Santo André.

●O Prof. Dr. Jean Rodrigues Siqueira é Doutorando em Filosofia, Doutor em Educação, Arte e História da Cultura. É professor de Graduação em Filosofia e de Pós-Graduação em "Filosofia e Pensamento Político Contemporâneos".

●A Dirigente do SINESP Alcina Carvalho Hatzlhoffer é Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Diretora aposentada de escola da RME.

●A Dirigente do SINESP Maura Maria da Silva é Diretora de Escola Aposentada da RME e Profa. de História PEB II aposentada da Rede Estadual.

0
0
0
s2sdefault