Não houve pandemia que roubasse o brilho e o fervor das ações culturais do SINESP em favor da leitura e, neste dia do Livro, só temos motivos para comemorar, apesar dos ataques do governo ao setor.

O SINESP entende que o incentivo à leitura e ao estudo é fundamental. E por isso está engajado em importantes ações como o Clube de Leitura, o SINESP RECEBE - REDE AUTORA, além de atividades como a Semana de Incentivo a Orientação ao Estudo e à Leitura.

Desde 2019, o SINESP é parceiro da Semana de Incentivo a Orientação ao Estudo e à Leitura, já em sua 10ª edição, que acabou de acontecer de forma virtual por conta da pandemia. O evento, garantido por lei municipal, é essencial para levar cultura, ainda mais fora da escola. 

 "A cultura do nosso povo fica potencializada com a Semana ", sublinhou Christian de Mello Sznick, Diretor de Imprensa do SINESP, em sessão solene virtual no Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal que deu início aos trabalhos em 2021. Ao longo desses anos, o SINESP vem sediando aberturas, palestras e apresentações diversas tendo o livro como foco em seu Centro de Formação, Cultura e Lazer - CFCL SINESP

O Clube de Leitura do SINESP está a todo vapor, ampliando ainda mais seus participantes em busca de mais e mais abordagens que propiciem momentos especiais mais importantes do que nunca em momento de isolamento social. É a leitura como instrumento de empoderamento que ultrapassa barreiras de tempo e de gerações, trazendo discussões sobre personagens e relatos repletos de humanidade, em um projeto do SINESP que já existe há mais de 4 anos. 

São trocas de experiências, saberes e vivências a partir de histórias que emocionam e transcendem. "Vínhamos pensando nesse projeto desde 2015, com a Lalá (Alairse Vivi, diretora de Cultura do SINESP na época). Estudamos como funcionavam em outros lugares até que chegamos em uma possibilidade de Clube de Leitura para o SINESP", lembra Marcos Maurício Alves, coordenador do Clube de Leitura. "Fizemos muita coisa no Clube de Leitura. Deu muito certo dentro do que imaginávamos naquele começo", aponta. 

Outra iniciativa de peso é o SINESP RECEBE - REDE AUTORA, que tem por objetivo divulgar práticas que contribuam para incrementar as atividades promovidas no espaço educacional, com vistas à melhoria da qualidade da Educação, ampliando a troca de experiências entre gestores, promovendo espaço democrático para compartilhar vivências, experiências, reflexões teóricas e produções acadêmicas. A primeira edição do evento resultou na publicação da Revista Pedagógica com os artigos apresentados. Em maio, iniciam-se as inscrições de novos trabalhos para a segunda edição do evento.

Neste Dia do Livro, mesmo com iniciativas do governo que vão na contramão da popularização da leitura (com o sórdido argumento de que só os brasileiros ricos que leem livros não didáticos (clique aqui para saber mais), o setor sofre com ameaças de retirada de isenção de impostos e taxações. Mais do que nunca, ler se tornou um ato revolucionário. 

DiadoLivroazul


LEIA MAIS:

>>> A internet tem milhares de livros de graça. Baixe o seu!

>>> Clube de Leitura do SINESP, 4 anos! Aprofundando debates, revelando conhecimentos e compartilhando belezas

>>> SINESP RECEBE - REDE AUTORA tem nova edição em 2021

0
0
0
s2sdefault