O CFCL-SINESP sediou uma semana de comemoração do Dia Internacional da Mulher com atividades culturais, formativas e de estética!

CINEDEBATE DiaDaMulher2018É importante que uma categoria majoritariamente feminina como a nossa tenha o Dia Internacional da Mulher como uma das datas mais marcantes do ano, como uma referência para a compreensão do mundo atual e de luta por igualdade de direitos entre os seres humanos.

O Cine-Debate com o file “As Sufragistas” teve o papel de suscitar a reflexão e o debate sobre a condição feminina nessa semana de atividades comemorativas.

O debate, conduzido por Luciano Afonso, psicóloga e doutorando em Psicologia Social na USP, teve muitos momentos de reflexões profundas.

O filme conta a luta das mulheres inglesas no início do século XX, pelo direito ao voto. Depois de décadas de manifestações pacíficas, elas se organizam e decidem coordenar atos mais incisivos para obter os avanços que almejavam.

A repressão policial, a oposição do poder e o enfrentamento aos costumes e ao machismo preponderante na sociedade deixa claro que o direito ao voto era apenas um dos muitos que eram negados às mulheres, e ainda são.

No Brasil, só em 1932 o direito ao voto foi facultado às mulheres. Entretanto, a conquista não foi completa. O Código Eleitoral da época permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras e com renda própria pudessem votar.

Passaram vários anos até que todas as restrições ao pleno exercício do voto feminino fossem retiradas e as mulheres pudessem exercer seus direitos de cidadãs plenamente no Brasil. Mas na prática pouco votaram, porque o Brasil passou pela Ditadura Vargas, de 30 a 45, e pela Militar, de 64 a 85, períodos em que não houve eleição direta.

86 anos depois elas ainda são prejudicadas pela desigualdade que persiste entre homens e mulheres, como no mercado de trabalho, por exemplo.

A conscientização e a mobilização para uma mudança de paradigmas em nossa sociedade, no sentido da igualdade de direitos e oportunidades, do fim de papéis sociais limitadores e da violência de gênero ainda absurdamente marcante são, portanto, presentes e necessárias.

Além de promover o debate e a reflexão, o SINESP também proporcionou mimos, cuidados, carinhos a nossas filiadas com alguns merecidos cuidados como:

• Hidratação facial

• Designer de sobrancelhas

• Massagem Quick

• Massagem SHIATSU

• Fotografia personalizada

DesingSobrancelha DiaDaMulher2018Hidratação Facial e Desing de Sobrancelha

Massagens DiaDaMulher2018Quick Massagem e Shiatsu

FotografiaPersonalizadaI DiaDaMulher2018Fotografia Personalizada

FotografiaPersonalizadaII DiaDaMulher2018Fotografia Personalizada

FotografiaPersonalizadaIII DiaDaMulher2018Fotografia Personalizada

Veja os comentários de filiadas que participaram das atividades promovidas na semana da mulher no CFCL-SINESP

BethTodas as atividades foram interessantes e atrativas possibilitando a mulher “se perceber”, “entender-se mulher” sobre vários aspectos: posso ser mais bela, posso me cuidar, posso brincar, posso pensar e analisar tudo, posso me envolver com questões sociais. 
Mas, o ponto alto foi o filme “ As Sufragistas”. Fantástico.  A luta, a coragem, a fortaleza da consciência feminina representadas  a partir do sofrimento da mulher trouxeram a essência do enfrentamento no movimento para conquistar o direito ao voto. Magnífico! Parabéns SINESP! 

Elizabeth Castellao Martins

alzira"Melhora a aparência é elevar a autoestima e promover bem estar!"

Obrigado Sinesp, por acreditar nisso e ter proporcionado momentos prazerosos de cuidados para nós mulheres!

Feliz Dia Internacional da Mulher para todas nós!

Alzira da Silva Sanches

 

 

0
0
0
s2sdefault