Negociação árdua permitiu aumento acima da inflação, com melhoria em relação à negociação anterior isolada, do vale-refeição e auxílio-alimentação

O SINESP, como um dos participantes do Fórum das Entidades Representativas do Funcionalismo Municipal, esteve na Mesa Central de Negociações com representantes da Secretaria Municipal de Gestão da Administração Dória, no dia 25 de julho de 2017, realizada no Edifício Martinelli.

As entidades sindicais propuseram alteração da pauta, pois desde a reunião anterior os representantes da Secretaria de Gestão e do IPREM - Instituto de Previdência Municipal de São Paulo - não haviam encaminhado questões referentes à Campanha Salarial, desejando apenas atuar na esfera previdenciária.

Feito o ajuste de pauta, a reunião se dividiu em dois pontos: Previdência e Pauta Unificada de negociações da campanha salarial.

 

REAJUSTE VALE-REFEIÇÃO E AUXILIO-ALIMENTAÇÃO

O SINESP e demais entidades presentes cobraram dos representantes da Administração Municipal o atendimento da reivindicação do reajuste do Vale Refeição e do Auxilio Alimentação.  Relembraram ao Governo a necessidade deste reajuste, que há tempos apenas repõe parte da inflação, e que a negociação não poderia ser feita de forma isolada pela Administração, mas sim com o conjunto das Entidades Representativas do Funcionalismo.

Representante da Secretaria de Gestão concordou que a negociação precisa ser conjunta, reconheceu a importância e o papel do Fórum das Entidades e que de fato é inaceitável a negociação de benefícios comuns a boa parte do funcionalismo de forma isolada.

Diante da pressão, e após uma parada técnica, o Governo retornou com uma nova proposta de aumento de 10% para o Vale Refeição. Foi duramente defendido que o Auxílio Alimentação tivesse um ajuste mais robusto e ficou em 12%, acima da proposta inicial da Administração. São valores que serão retroativos à data base (maio) do funcionalismo.  

Isso supera a inflação de 2016 que ficou em 6,58% (INPC/IBGE) e traz um feito histórico, gerando aumento real desses benefícios, o que não ocorria nos últimos 11 anos, em que só houve a mera reposição da inflação.

O Governo irá formalizar a proposta em protocolo oficial para manifestação final dos sindicatos e Entidades Representativas do Funcionalismo. Desta forma entrará em folha de pagamento juntamente com os retroativos. 

 

IPREM e a Previdência 

O IPREM, juntamente com a Vesting, assessoria privada externa, expuseram em power point a situação do Instituto e a questão das aposentadorias dos servidores municipais. A previsão orçamentária e atuária apresentadas apontam que até o final do ano haverá cerca de 6 mil novos aposentados nas diversas secretarias, e o governo insiste na criação de fundo de previdência complementar.  

Foi cobrada posição da Secretaria de Gestão, presente, para a realização de novos concursos, considerando a necessidade nas diversas secretarias e órgãos municipais para o atendimento da população e manutenção dos serviços. Somente para Coordenador Pedagógico existem hoje mais de 500 cargos vagos. Foi solicitada que seja apresentado posicionamento efetivo da Administração Municipal sobre novos concursos na próxima reunião.

estrutura da previdencia

O SINESP e demais Entidades presentes reforçaram que a base de dados do IPREM utilizada para esses levantamentos e a apresentação de seu déficit precisa ser disponibilizada para que se faça a confrontação das informações apresentadas. Esta cobrança já foi feita no Conselho Deliberativo do IPEM, no qual o SINESP também tem assentos, com membros eleitos pelos servidores da educação e pelos aposentados.

A Secretaria de Gestão e o IPREM cederam à pressão das Entidades Representativas do Funcionalismo presentes na reunião e ficaram de disponibilizar, com caráter de confidencialidade, os dados solicitados. Sem dúvida será uma conquista, pois as apresentações feitas pelo governo continham dados que até o momento não eram disponibilizados para a categoria.

A Administração Dória irá formar um Grupo de Trabalho para tratar da questão previdenciária, cedendo também à pressão da necessidade de um estudo mais apurado, antes de propor soluções fechadas.

 

NEGOCIAÇÕES CONTINUAM

As negociações com a Administração Dória irão continuar de forma permanente para que sejam preservados os direitos e em busca da melhoria das condições de trabalho dos Servidores Municipais.

Participe! Venha engrossar a luta junto com o SINESP! Categoria forte é categoria informada e unida! 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0
0
0
s2sdefault