Everaldo Site 1A última reunião do Conselho Deliberativo do IPREM teve como ponto de pauta a apresentação do novo presidente do Conselho, indicado pelo governo Dória: Everaldo França, engenheiro, proprietário de uma empresa de consultoria de investimentos de fundos de pensão com mais de 60 clientes, entre eles o Brasilprev.

Para os Conselheiros Luiz Carlos Ghilardi e Rosalina Rocha de Miranda, que também são dirigentes do SINESP, pode haver conflitos de interesses. Afinal, um nome do setor de fundos privados, por mais que afirme “estar vindo da iniciativa privada para 'colaborar' com o IPREM”, deixa dúvida sobre como vai gerir uma carteira que interessa a qualquer desses fundos, principalmente num governo claramente desestatizador e privatista.

Everaldo Site 3Na reunião, o Superintendente do IPREM, Fernando Rodrigues da Silva, fez uma apresentação técnica, alicerçada na frieza dos números, em que apresentou estudos atuariais de investimentos e sustentabilidade, linha do tempo do marco regulatório (legislação), dados referentes à situação financeira e alternativas legais para amortização do déficit do IPREM. Só números, como se o IPREM não se relacionasse, em nenhuma hipótese, a vidas, proteção à velhice, sonhos....

Entre a grande quantidade de números que expôs estão:

137.000 servidores ativos, 67.000 aposentados e 20.000 pensões, despesas previdenciárias da PMSP de aproximadamente 17% da receita, deficit em 2016 de 7,9%, 1,8 ativos para cada aposentado, 36 milhões de custo para a Municipalidade, sendo que 14 milhões são recolhidos para o PASEP e retornam depois. Também apresentou estimativa de que foram retirados no mínimo 8 bilhões do IPREM pelos Prefeitos.

Quando Rodrigues explanou sobre as atribuições do Conselho Deliberativo, Everaldo concluiu que o conselho não tem poder de decisão nenhum, exatamente o que fora questionado pelos Conselheiros do SINESP em reuniões anteriores.

A situação exige vigilância e ação da categoria para resguardar o Regime Próprio, garantir seu bom funcionamento e sua saúde financeira e idenpendência administrativa. Participar na discussão do SAMPAPREV também será decisivo.

0
0
0
s2sdefault