Um curso dedicado à formação profissional e à preparação dos Gestores Educacionais para as tarefas e os desafios da função. Foi com este espírito que muitos Gestores Educacionais ingressantes participaram da primeira rodada do "Pra inicio de conversa”, edição 2018, nos dias 07 e 11 de abril de 2018 -  Os proximos encontros serão nos dias 14 e 18 de abril, No Centro de Formação, Cultura e Lazer (CFCL) do SINESP, Praça Dom José Gaspar, 30, 3º andar, Centro, SP.

Os formadores do curso organizado pelo SINESP são todos estudiosos da Gestão Educacional e profissionais experientes da Rede Municipal de Educação, com vivências nas atividades desenvolvidas diariamente nas escolas na carreira do magistério e nos cargos de gestores educacionais.

Muitos recém-ingressantes do Concurso de Acesso de Diretor de Escola e Supervisor Escolar estiveram presentes acompanhados de seus Assistentes de Diretor de Escola, além de gestores educacionais que já tem vivência na gestão, mas buscaram ampliar seus olhares e sua formação. 

A formação promovida pelo SINESP tem em cada encontro um foco.

No primeiro encontro, nos dias 7 e 11 de abril, foram tratadas as bases essenciais para o Gestor Educacional ter um olhar voltado para a gestão democrática e o entendimento do que é a atuação de um gestor frente as inúmeras demandas e desafios. 

A Dirigente Sindical Ana Maria Dünkel Bonalumi abordou sobre o papel do Gestor Educacional, suas atribuições perante a comunidade escolar, a dignificação da Educação Pública de Qualidade e sua atuação como liderança tanto nas Unidades Educacionais, como nas Diretorias Regionais de Educação. Ana atuou como professora, Coordenadora Pedagógica, auxiliar de Direção, Assistente de Diretor de Escola, Diretora de Escola e Supervisora Escolar na rede, na região de São Miguel .

AnaDunkel PraInicioDeConversa 2018Ana Maria Dunkel Bonalumi, Diretora de Organização Sindical do SINESP.

A Supervisora Escolar Luciana Manso abordou os eixos da gestão escolar. Colocou o foco na gestão do cotidiano e nas ações pertinentes do gestor educacional. A abordagem se deu numa dimensão dialógica e na criticidade de forma compartilhada, sempre com o olhar voltado para a gestão democrática.

Luciana, além de Supervisora é Coordenadora Pedagógica iniciando no quadro de apoio escolar da Rede Estadual como inspetora. É também atualmente professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede.

A segunda parte da formação foi iniciada sábado 14 de abril de 2018. Os cursistas foram divididos em duas turmas: Uma para os Diretores de Escola e outra voltada aos Supervisores Escolares.

Os Diretores de Escola ficaram com a Dirigente Sindical Rosana Capputi Borges que tratou de toda organização administrativa da Escola, questões funcionais, legislativas e procedimentos do dia a dia essenciais aos Diretores de Escola. Rosana Borges tem experiência na Gestão de Unidades Educacionais desde a Secretaria de Assistência Social, tendo sido Diretora de Equipamento Social, Diretora de Escola também em EMEF e Supervisão Escolar na DRE Jaçanã Tremembé. 

A seguir os Diretores de Escola filiados do SINESP tiveram o desenvolvimento da Gestão Financeira, tratando sobre o PDDE, PTRF, Adiantamento Bancário e o funcionamento das Associações de pais e Mestres com o Dirigente Sindical Christian Silva Martins de Mello Sznick. Christian foi Professor em EMEI e EMEF, Assistente de Diretor de Escola e atualmente é Diretor de Centro de Educação Infantil em Campo Limpo.

Os Supervisores Escolares tiveram momentos voltados sobre a Ação Supervisora. O Supervisor Escolar Silvio Guarde abordou o papel do Supervisor Escolar como agente promotor de políticas públicas, sua atuação nas Diretorias Regionais de Educação, os termos de visita, frentes de trabalho em que Supervisor Escolar atua, análises e escrita de pareceres. Silvio Guarde é Supervisor Escolar com experiência por algumas Diretorias Regionais de Educação, tendo sido também Diretor de Escola. 

A Assessora Zulmira Augusta Lourenço desenvolve importante atuação na Assessoria Jurídica do SINESP nos atendimentos diários aos filiados. No Prá Início de Conversa abordou a trajetória do Supervisor Escolar, o processo formativo enquanto Supervisor, a ação supervisora e formas de atuação com vistas a uma ação humanizada dentro dos princípios da Educação Pública de Qualidade. Zulmira é Supervisora Escolar aposentada da Rede. Foi Professora, Coordenadora Pedagógica e por muitos anos foi Supervisora Técnica. 

Luciana PraInicioDeConversa 2018Luciana Bergonzini Manso Torres, Supervisora da DRE Guaianases

O curso de formação inicial

O “Pra inicio de conversa” é um curso exclusivo do SINESP para orientar e preparar quem ingressa nessa desafiante e fundamental carreira. Essa formação inicial para os novos Gestores Educacionais tem continuação ao longo da carreira, para fortalecer o trabalho das equipes Gestoras em toda a Rede Municipal de Ensino. Isso está previsto na organização do SINESP.

Todo ano a Diretoria do Sindicato estuda cuidadosamente as necessidades e dificuldades encontradas pela categoria no trabalho diário, define necessidades formativas e prepara dois grandes eventos (Fórum e Congresso), vários cursos EAD e presenciais e grupos de estudo para temas específicos.

Isso e muito mais para apoiar o trabalho diário das equipes responsáveis pela tarefa de gerir as unidades educacionais da RME e contribuir com a educação pública em nossa cidade e país.

Junte-se a nós! Participe!

0
0
0
s2sdefault