Medida estava prevista em versão da base curricular, mas enfrentou resistência de municípios

foto folhaEstudante do ensino fundamental faz exercício de alfabetização em escola de São Paulo

Por Angela Pinho

Jornal da Folha de S. Paulo

O Ministério da Educação do governo Temer (PMDB) decidiu rever sua decisão de antecipar o término do ciclo de alfabetização do 3º para o 2º ano do ensino fundamental. A avaliação dos alunos, porém, será feita um ano antes do fim desse prazo. 

A antecipação do ciclo estava prevista na versão mais recente da nova base nacional curricular, em fase final de preparação e que servirá de referência em escolas públicas e privadas.

O texto enviado em abril pelo ministério ao Conselho Nacional de Educação, órgão que analisa políticas para a área, previa que os alunos fossem alfabetizados até o 2º ano –correspondente à idade de sete anos.

O Plano Nacional de Educação, lei com metas para a área, coloca como parâmetro o 3º ano –equivalente aos oito anos de idade.

No conselho, a proposta do ministério enfrentou resistência. Ao longo de audiências públicas, secretários de Educação municipais reclamaram que, hoje, programas federais, como o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, levam em consideração o limite de oito anos.

Clique AQUI e veja a matéria na íntegra.

 

Veja também participação do SINESP nas discussões da Base Nacional Cumum Curricular (clique aqui)

 

0
0
0
s2sdefault