COPED 6 6 17No dia 06 de junho, o SINESP se reuniu com a COPED, Coordenadoria Pedagógica, que foi representada por sua Diretora Leila Barbosa Oliva e pelo Coordenador do Núcleo Técnico de Avaliação, Cláudio Maroja. O SINESP foi representado pelo seu presidente Luiz Carlos Ghilardi, pela Dirigente Sindical Letícia Grisólio Dias e pela Assessora Zulmira Lourenço.

O encontro foi agendado após relatos de filiados sobre a falta de acesso a um canal de comunicação com SME para informarem as dificuldades encontradas durante a aplicação, digitalização e análise dos resultados da primeira avaliação aplicada por esta gestão.

Com vistas a esclarecer e fortalecer os mecanismos de troca de informações entre SME e as escolas, os representantes do SINESP apresentaram aos responsáveis pelo Núcleo de Avaliação as dificuldades relatadas e encaminhamentos possíveis para que os mesmos não se repitam nos demais momentos destinados à avaliação externa.

Leila e Maroja disseram que foi disponibilizado um link para acesso e registro de opinião acerca de todo o processo da avaliação, mas que muitas escolas não responderam ao questionário. Das que responderam, os dados afirmam que a aplicação da prova não apresentou grandes transtornos. Disseram ainda que as observações registradas serão analisadas com intuito de evitar erros na próxima aplicação, agendada para junho.

A Diretora do SINESP, Leticia Grisólio, enfatizou a importância de se estabelecer um canal de comunicação que realmente contemple todas as unidades envolvidas, e que as respostas de todas as unidades educacionais possam ser computadas.

Ela ainda solicitou revisão no processo de digitalização dos resultados, para não sobrecarregar as equipes escolares com processos técnicos que se mostraram falhos em algumas unidades educacionais.

Leila afirmou que os erros ocorridos estão sendo estudados e adiantou que a SME trabalhará para aperfeiçoar a formação dos coordenadores pedagógicos e dos professores, para ampliar a discussão sobre um processo de avaliação que seja além de verificação de dados.

O SINESP informou aos representantes de COPED que hoje, na rede, existem muitos profissionais novos na carreira de gestão, e que eles necessitam de informações e orientações sobre como encaminhar os diferentes assuntos relacionados à educação, entre eles, a aplicação de provas externas e a devolutiva de resultados. Este dado reforça a solicitação de formação, informação e organização de tecnologias que possam garantir sucesso durante a aplicação das avaliações.

0
0
0
s2sdefault