DOC 09/12/2017 – P. 70
PLANO DE TRABALHO-METAS – 2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Unidade de Trabalho: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO BUTANTÃ
EH: 161079000000000
Gestor da Unidade de Trabalho: ANGELI MATIAS TEIXEIRA, RF: 690.809.8/1
1- Nome da Ação: EXPANSÃO DE VAGAS EM CEIs PARA CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
Tipo de Ação: ( ) Projeto ( X ) Processo
Responsáveis pela Ação: Divisão de Administração e Finanças – Priscila de Carvalho Kovacs Conde – RF 808.556.1/1; Jussara Maciel Messias Rubin Cardoso – RF 710.696.3/3; Patricia Rozo Duarte – RF 744.899.6/1; Gilmara Soraya de Paula Iglesias Albuquerque – RF 839.295.1/1; Monica Cristina Borges de Carvalho – RF 813.697.1/3; Maria Cecília Salles da Cruz – RF 677.295.1/3.
Justificativa da Ação: O expressivo número de crianças cadastradas na região de Pinheiros e Butantã, aliada à necessidade de atendimento à referida demanda.
Publico Alvo: Crianças de 0 a 3 anos
Objetivo a ser atingido: Expandir o número de vagas nos Centros de Educação Infantil, para atendimento à demanda de crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, nos diversos distritos do Butantã e de Pinheiros.
Cronograma (etapas e períodos de execução):
1. Estudo da necessidade de atendimento à demanda, de acordo com os bairro/subdistritos, visando priorizar as regiões que mais necessitam;
2. Visitas aos Centros de Educação Infantil, a fim de otimizar espaços educativos na perspectiva de expansão de atendimento às crianças de 0 a 3 anos;
3. Celebração de Novas Parcerias nos termos da Portaria SME, nº 4548 de 19 de maio de 2017 (Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil);
4. Análise das propostas de aditamento dos termos de Parcerias dos CEIs da rede indireta, com objetivo de ampliar o número de vagas oferecidas.
As ações descritas acima deverão ser desenvolvidas durante todo o ano.
Meta ou indicador a ser alcançado no final do ciclo de avaliação:
Abertura de 1.367 (4,6% de 30.000, meta de SME) novas vagas em Centros de Educação Infantil, através de novas parcerias e da otimização e ou ampliação de espaços já existentes.
2- Nome da Ação: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS
Tipo de Ação: ( ) Projeto ( X ) Processo
Responsáveis pela Ação: DIPED – Divisão Pedagógica – Diego Benjamim Neves - RF: 793.653.2/1; DICEU – Divisão dos CEUs e da Educação Integral – Roger Aparecido Silva de Oliveira - RF: 792.066.1/1.
Justificativa da Ação: Tendo em vista as especificidades do território da DRE Butantã e a premissa de que a formação continuada dos profissionais da educação, além de direito, é uma necessidade para garantir os processos de melhoria da práxis pedagógica, faz-se necessário o investimento em processos que se proponham a discutir e refletir sobre o trabalho pedagógico sério, ético, crítico e comprometido com a educação como direito humano e como caminho para emancipação dos sujeitos e o combate a estereótipos étnicorraciais, de gênero, faixa etária, origem, religião, sexualidades, de deficiência entre outros, por meio do currículo escolar que assegure os direitos de aprendizagem
a bebês, crianças, jovens e adultos.
Público Alvo: Profissionais da educação em exercício nas Unidades da Diretoria Regional de Educação Butantã, tais como docentes de todos os níveis e modalidades de ensino, equipe de apoio e gestores das unidades da administração direta, bem como profissionais das unidades do MOVA, CEI indiretos e estagiários dos programas Aprender sem Limites e Parceiros da Aprendizagem e Auxiliares de Vida Escolar.
Objetivo a ser atingido: Propiciar diferentes modalidades de ações formativas que visem a ressignificação das práticas pedagógicas por meio de metodologias diversas, desde os estudos teóricos aos debates, relatos de práticas e vivências éticas, estéticas e políticas.
Cronograma (etapas e períodos de execução):
1. Formação mensal e específica: aos gestores de educação infantil e ensino fundamental, sobretudo coordenadores pedagógicos; professores do atendimento educacional especializado, professores de recuperação paralela, professores orientadores de informática educativa, professores orientadores da sala de leitura; estagiários dos programas Aprender sem Limites e Parceiros da Aprendizagem.
2. Formação única aos auxiliares de vida escolar no período do recesso de julho.
3. Grupos de trabalho com características de estudo e pesquisa:
I. Gênero e sexualidades – de setembro a dezembro;
II. Mediação de conflitos – de agosto a novembro;
III. Étnicorracial - de março a dezembro.
4. Seminários:
I. 15 anos da transição dos CEIS: da Assistência à Educação: conquistas, desafios e perspectivas;
II. Reexistir e resistir: indígenas em contexto urbano;
III. Novembro negro: Afrobrasilidade: luta, resistência e reenraizamento (2 edições).
5. Cursos optativos de abril a dezembro:
I. O debate da inclusão através do cinema (6 turmas);
II. O currículo na perspectiva integradora: reflexões pedagógicas pelas lentes da sétima arte (turma única);
III. O direito à diversidade na perspectiva da educação inclusiva (2 turmas);
IV. Alfabetização matemática (2 turmas);
V. O ensino de ciências por investigação na prática docente: estratégias e concepções (3 turmas);
VI. A importância da leitura na formação de um leitor crítico (2 turmas);
VII. Alfabetização e letramento para além das letras (turma única);
VIII. Refletindo o ensino de poliedros no ensino fundamental (turma única);
IX. Educação e contemporaneidade: reflexões sobre a BNCC (turma única);
X. Trocando ideias sobre inclusão (turma única);
XI. O currículo que promove o enfrentamento à violência sexual contra a criança e o adolescente (turma única);
XII. LIBRAS: instrumentalizando o professor para o diálogo com o estudante surdo (turma única);
XIII. Recursos tecnológicos acessíveis (turma única);
XIV. Atendimento Educacional Especializado e as estratégias pedagógicas para educandos com deficiência múltipla (2 turmas);
XV. Sala de recursos multifuncionais e o Atendimento Educacional Especializado: ressignificando conceitos e práticas (turma única);
XVI. Migrantes e Refugiados: cidadãos do mundo (turma única);
XVII. Cultura corporal (2 turmas);
XVIII. Protagonismo infanto-juvenil (turma única);
XIX. Diários de itinerâncias como recurso para formação de professores em horários coletivos (turma única);
XX. A documentação pedagógica como construção de memória, autoria e reflexão sobre as práticas pedagógicas na educação infantil (turma única);
XXI. Alfabetização na perspectiva do letramento: os desafios da leitura e escrita no ciclo interdisciplinar e autoral (2 turmas);
XXII. Imprensa Jovem – Produção Jornalística (turma única);
XXIII. Os desafios da Gestão Escolar (2 turmas);
XXIV. Cuidar e Educar: Noções Básicas de cuidados para os alunos com Deficiência e Transtornos Globais do Desenvolvimento (turma única);
XXV. Lições Elementares de Iniciação ao Xadrez (2 turmas);
XXVI. Iniciação ao Jogo de Mancala Awele (2 turmas);
XXVII. Fundamentos do Xadrez (turma única);
XXVIII. A Teoria e Pratica dos Fundamentos do Xadrez (turma única);
XXIX. Jogo da Onça e Outras Brincadeiras Indigenas (turma única);
XXX. Potenciais Educativos do Território Urbano: Rumo À Cidade Educadora (turma única);
XXXI. Formação Inicial - Introdução A Educação Emocional - Programa Amigos do Zippy (turma única);
XXXII. Introdução A Educação Emocional - Programa Amigos do Zippy (2 turmas);
XXXIII. Programa de Prevenção de Acidentes Primeiros Socorros (4 turmas);
XXXIV. Como Trabalhar Répteis e Evolução no Ensino Fundamental (2 turmas);
XXXV. Ciclo de Palestras "Respeitar é Preciso" (turma única);
XXXVI. Curso Segurança Alimentar e Nutricional: Interface Saúde e Educação (turma única);
XXXVII. Formação Programa #TAMOJUNTO (turma única).
Metas (e indicadores) a serem alcançadas (ao final do ciclo de avaliação): Garantir a formação continuada a 2.800 educadores com participação satisfatória e produções condizentes às temáticas abordadas.
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